OOAS participou no 1.º Fórum sobre Cuidados de Saúde Primários e a Institucionalização da Saúde Comunitária nos Camarões.

ooas

Yaoundé, Camarões – Novembro de 2024. Uma delegação da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), liderada pelo Diretor-Geral, Dr. Melchior Athanase Joël Codjovi AÏSSI, participou no 1.º Fórum sobre Cuidados de Saúde Primários e a Institucionalização da Saúde Comunitária nos Camarões. A delegação incluiu também o Dr. Félix AGBLA, Assistente Executivo do Diretor-Geral da OOAS, Dr.  Namoudou KEITA, Chefe do Projeto WAHO In-Lead Capacity, bem como dois especialistas técnicos.

O fórum, organizado pelo Ministério da Saúde Pública, foi muito mais do que um simples encontro: tratou-se de uma ação de advocacy multisectorial com o objetivo de destacar a saúde comunitária como um  eixo central da política de saúde pública nos Camarões; promover a colaboração intersectorial para que cada ministério e ator desempenhe plenamente o seu papel na melhoria dos determinantes da saúde; mobilizar as comunidades territoriais descentralizadas para integrarem a saúde comunitária nas suas prioridades de desenvolvimento local, e tornar a saúde comunitária uma responsabilidade partilhada, onde todos os atores  desde os cidadãos até às instituições contribuem ativamente.

ooas

O fórum destaca-se pela sua abordagem inclusiva, participativa e multisectorial. Além dos intervenientes do setor da saúde, contou com a mobilização de representantes de vários ministérios, incluindo os da Água e Energia, do Urbanismo, da Planificação e da Economia, que desempenham um papel essencial na melhoria da saúde pública. Para além das instituições estatais, o fórum também se dirigiu às  comunidades territoriais descentralizadas (CTD), aos presidentes das Câmaras Municipais, aos  presidentes dos Conselhos Regionais, assim como aos líderes comunitários e religiosos. Estas figuras desempenham um papel fundamental na apropriação das iniciativas locais para a melhoria das condições sanitárias.

Foram organizados ateliers temáticos para aprofundar questões como: o financiamento dos cuidados de saúde primários; a capacitação dos agentes de saúde comunitária; o combate às doenças evitáveis por meio de uma ação comunitária coordenada; o papel dos líderes tradicionais e religiosos na mudança de comportamentos de saúde.

Este fórum marca um passo decisivo na construção de um sistema de saúde inclusivo, baseado na  cooperação e solidariedade. Ao integrar a saúde comunitária como um pilar, os Camarões pretendem  garantir que cada cidadão, cada comunidade e cada setor desempenhem o seu papel. "A saúde não deve mais ser vista apenas como uma responsabilidade do Ministério da Saúde. É uma responsabilidade  partilhada e é em conjunto que poderemos construir um Camarões mais saudável, para hoje e para as gerações vindouras", afirmou o Ministro da Saúde dos Camarões, Dr. Malachie MANAOUDA.

Este evento proporcionou uma plataforma estratégica para reforçar a cooperação regional na área da saúde comunitária e cuidados de saúde primários. O Diretor-Geral da OOAS aproveitou esta oportunidade para iniciar discussões com o Ministro da Saúde dos Camarões, bem como com parceiros técnicos e financeiros chave a operar na África Central e Ocidental, incluindo a UNICEF e a OMS/AFRO.

As discussões ressaltaram a importância da participação comunitária, o envolvimento das comunidades descentralizadas e a necessidade de não se considerar a saúde apenas do ponto de vista médico. Isso reforça a iniciativa da OOAS, junto com seus parceiros técnicos e financeiros, na obtenção de um  consenso sobre as normas e padrões em saúde comunitária, abrindo caminho para uma cooperação mais forte.

A missão da OOAS nos Camarões reforçou o reconhecimento do seu papel na harmonização dos
esforços regionais para melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade. As discussões realizadas nesta sessão irão ajudar a:

  •  Abrir caminho para uma cooperação potencial com vários outros parceiros técnicos e financeiros;
  • Facilitar a troca de experiências entre os países da África Ocidental e Central;
  • Mobilizar recursos para ações concretas em benefício das populações mais desfavorecidas.
Organização de Saúde da África Ocidental
01 BP 153 Bobo-Dioulasso 01 / Burkina Faso
(226) 20 97 01 00 / (226) 20 97 57 75
(226) 20 97 57 72