A 26ª Sessão Ordinária da Assembleia dos Ministros da Saúde da CEDEAO inicia-se com a reunião dos Pontos Focais da OOAS

A 26ª Sessão Ordinária da Assembleia dos Ministros da Saúde da CEDEAO foi oficialmente aberta hoje, 4 de maio de 2025, na Cidade da Praia, Cabo Verde, com a reunião dos Pontos Focais da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS).

No seu discurso de abertura, o Diretor Geral da OOAS, Dr. Melchior Athanase J. C. AÏSSI, recordou
que a Assembleia deste ano se realizava sob o tema: “Política Regional de Saúde Comunitária  baseada em Normas e Princípios Consensuais”. Expressou a sua gratidão aos Pontos Focais pelos
seus imensos esforços ao longo de 2024, que levaram à validação de normas e princípios regionais de saúde comunitária, bem como à adoção da Declaração de Lomé sobre Saúde Comunitária, na Conferência de Consenso realizada de 1 a 4 de abril de 2025 em Lomé, Togo. Esses documentos fundamentais serão apresentados aos ministros para adoção.

O Dr. Melchior AÏSSI também reconheceu o papel crucial desempenhado pelos Pontos Focais na
implementação das actividades da OOAS nos Estados Membros. Sublinhou a sua contribuição  estratégica para a promoção de uma abordagem regional harmonizada da saúde comunitária, com o objetivo de alcançar uma cobertura universal e eficaz ao nível dos agregados familiares da  prevenção, promoção e vigilância da saúde de base comunitária.

No seu discurso de boas-vindas, o Ministro da Saúde de Cabo Verde, Dr. Jorge Figueiredo,  agradeceu à OOAS por ter escolhido a cidade da Praia para acolher a 26ª Sessão Ordinária da Assembleia dos Ministros da Saúde da CEDEAO. Ele também felicitou os Pontos Focais pela sua
contribuição para os sistemas nacionais de saúde através do apoio da OOAS, e reafirmou o forte compromisso de Cabo Verde em promover a saúde comunitária e a cooperação regional entre os Estados membros da CEDEAO.

A reunião dos Pontos Focais da OOAS é um fórum importante para: (1) avaliar os progressos na implementação das recomendações de 2024; (2) rever os relatórios anuais de progresso de 2024 de cada país; e (3) acordar um plano de ação consolidado para 2025.

Organização de Saúde da África Ocidental
01 BP 153 Bobo-Dioulasso 01 / Burkina Faso
(226) 20 97 01 00 / (226) 20 97 57 75
(226) 20 97 57 72