Praia, Cabo Verde e Bissau, Guiné-Bissau – No âmbito dos seus esforços contínuos para reforçar os sistemas de saúde dos Estados-membros da CEDEAO, a Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) realizou, em novembro de 2024, uma missão estratégica de seguimento e avaliação em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.
A iniciativa insere-se num compromisso mais amplo de garantir a eficácia dos apoios técnicos, financeiros e materiais prestados pela OOAS aos países membros, promovendo melhorias significativas nos serviços de saúde na região.
Esta missão teve como principais objetivos atualizar o estado de implementação dos apoios prestados ao longo dos anos anteriores, recolher e analisar os relatórios técnicos, documentos comprovativos das despesas apresentados pelos beneficiários diretos, documentar os resultados alcançados e as boas práticas de gestão adotadas, bem como identificar os desafios persistentes para propor soluções adequadas afim de melhorar o novo sistema de gestão em curso desde o inicio de 2024. Estes esforços visam não só reforçar os sistemas de saúde, mas também garantir que os recursos alocados sejam utilizados de forma eficiente e transparente..
A delegação que liderou esta missão incluiu o PPO Informação Sanitária, Sr. Tomé CA, o PO
Programação, Dr. ADOHINZIN Clétus, e o Assistente de Contabilidade, Sr. Salif GNOUMOU.
Durante esta missão, foram realizadas reuniões com pontos focais, gestores financeiros e autoridades locais. Estas reuniões permitiram uma compreensão aprofundada dos progressos feitos na gestão dos apoios e implementação das atividades, bem como dos obstáculos, promovendo um diálogo construtivo orientado para soluções.
Os resultados da missão incluem a consolidação de práticas eficazes na gestão dos apoios fornecidos, reforçando assim os sistemas de saúde pública dos países beneficiários de forma sustentável. Esta missão reafirma o compromisso da OOAS em liderar iniciativas que promovam a excelência na gestão de recursos e a melhoria contínua da saúde pública na região.
A OOAS mantém-se empenhada em apoiar os Estados-membros da CEDEAO na construção de sistemas de saúde resilientes e eicazes, contribuindo assim para um futuro mais saudável e próspero para toda a região.