Hoje, 9 de julho de 2022, a Organização para a Saúde da África Ocidental (OOAS) comemora 35 anos de existência. Como instituição de saúde especializada da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a OOAS trabalha diariamente para promover uma melhor saúde para os cidadãos da CEDEAO por meio da integração regional. Sem dúvida, os últimos anos têm sido particularmente desafiadores, pois a região continua a lidar com a pandemia global COVID-19 em curso, além de doenças infecciosas endêmicas e ressurgindo, maternas e menores de 5 mortes, e outros problemas de saúde que afetam a população.
O tema escolhido para o Dia do OOAS deste ano é: "Impulsionar a produção local e a disponibilidade de medicamentos e vacinas de qualidade, seguros e eficazes na região". Devido ao seu devastador impacto na saúde, social e econômica, a pandemia COVID-19 colocou em foco a capacidade reduzida da África Ocidental e, de fato, do continente africano de fornecer vacinas de qualidade para a população. É evidente que a produção sustentável de medicamentos e vacinas em território africano é necessária para garantir a segurança da saúde e reduzir a dependência de medicamentos importados.
Os africanos compõem aproximadamente 16% da população mundial, mas tem cerca de 25% da carga global da doença. Além disso, embora mais de 50% da carga global de doenças infecciosas seja suportada pelos africanos, menos de 1% das vacinas disponíveis para combater algumas dessas doenças infecciosas são produzidas na África. O aumento das capacidades regionais de fabricação de medicamentos e vacinas não só fortalecerá a preparação pandêmica dos Estados-Membros e a resposta a futuros surtos, como também impulsionará o investimento em pesquisa e desenvolvimento, impulsionará a produção industrial e melhorará a economia regional.
Nos últimos meses, a OOAS tem defendido diversas atividades para impulsionar essa iniciativa em colaboração com parceiros, governos e partes interessadas. Em uma reunião de alto nível em 10 a 11 de maio de 2022 em Accra Gana, a OOAS e o departamento de Desenvolvimento da Indústria e setor privado da CEDEAO, em colaboração com a África, o CDC reuniu as partes interessadas na "Fabricação de Vacinas na Região da África Ocidental" para concordar com um roteiro para impulsionar a produção local de vacinas e criar uma estrutura para colaboração e troca de informações. Este evento de alto nível identificou gargalos na pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas, e o tipo específico de vacina que cada fabricante da região poderia produzir dentro de um prazo. O Roteiro descreve os tipos específicos de vacinas que serão produzidas na região no curto prazo, (2022-2024), médio prazo, (2025 – 2027) e longo prazo, (2028 – 2030).
Por ocasião do35º aniversário da OOAS, é importante ressaltar que o enfrentamento da questão da hesitação vacinal é tão fundamental para a proteção da população da África Ocidental, assim como a produção local de medicamentos e vacinas. Por conseguinte, a OOAS continua a fornecer apoio técnico e financeiro aos Estados-Membros para acelerar as campanhas de imunização e melhorar as atividades de comunicação de risco e engajamento da comunidade em nível de base.
A OOAS continua focada em seu mandato, defendendo vários programas e projetos de melhoria da saúde, incluindo aqueles destinados a reduzir o número de mulheres que morrem durante o parto e o número de crianças morrendo antes dos 5 anos, reduzindo a prevalência de doenças não transmissíveis e alcançando a eliminação da malária em vários Estados-Membros.
Esperamos um futuro mais brilhante, trabalhando juntos em solidariedade a todos os 15 Estados-Membros da CEDEAO, aos Ministros da Saúde, aos parceiros técnicos e financeiros e à população em geral. Continuamos extremamente gratos à Autoridade de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO pelo apoio inabalável à OOAS ao longo dos anos.
Ao celebrarmos o Dia do OOAS hoje, 9 de julho de 2022, aproveitamos esta oportunidade para desejar aos nossos irmãos e irmãs muçulmanos Eid Mubarak!
Viva OOAS! Viva a CEDEAO! Viva a integração regional!
Nota
Nota de rodapé
A Organização de Saúde da África Ocidental (OOAS) foi criada em 1987, mas tornou-se totalmente operacional em 2000, quando o primeiro diretor-geral foi nomeado. Ao longo dos anos, a OOAS evoluiu para se tornar uma líder regional em saúde, à medida que continua a cumprir seu mandato como Instituição de Saúde da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).