Resumo das notícias quinzenais da OOAS sobre o paludismo: Principais destaques sobre o paludismo em África Ocidental e pelo mundo
Nesta edição de 13 – 26 Outubro 2019:
- RBM, OMS, OOAS, ECCAS e outros peritos revêem desenvolvimentos recentes na situação do paludismo
- Primeira-dama do Gana felicita Sysmex Corporation, Japão pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta de diagnóstico do paludismo
- Abordar a resistência do paludismo na Nigéria através da tecnologia Softgel
- Actualizações sobre o surto do paludismo em Burundi com mais de 7 milhões de pessoas afectadas em 2019
- Etiópia torna-se o 10º país Africano a juntar-se à campanha Zero Malaria Starts with Me (Zero Paludismo Começa Comigo)
RBM, OMS, OOAS, ECCAS e outros peritos revêem desenvolvimentos recentes na situação do paludismo
A Parceria RBM para Acabar com o Paludismo, através do seu Comité Regional/Nacional de Parceiros de Apoio (CRNPA) realizou uma reunião de 4 dias dos Gestores do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo (PNLP) para discutir os desenvolvimentos recentes na situação do paludismo. A reunião foi realizada em Abuja, Nigéria, de 22 a 25 de Outubro de 2019 e foi declarada aberta por Sua Excelência Senhor Ministra da Saúde Nigeriano, Dr. Osagie Ehanire. Os principais parceiros que estiveram presentes foram a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (ECCAS). Os principais objectivos do evento foram engajar os PNLP e parceiros a fim de realizar uma revisão pelos pares do estado de implementação dos programas nacionais do paludismo; identificar as principais dificuldades na implementação e as soluções adoptadas; e partilhar as boas experiências e práticas. Durante a reunião, a OOAS comprometeu-se com todos os gestores dos PNLP dos 15 Estados membros da CEDEAO sobre o apoio técnico disponível da OOAS e como podem aceder tal apoio. Houve também reuniões à margem para discutir questões em torno da Iniciativa de Eliminação do Paludismo no Sahel (SaME). Os participantes dos países receberam actualizações sobre os desenvolvimentos técnicos na luta contra o paludismo em todos os países da África Ocidental e Central. Matrizes do requerimento do Fundo Mundial também foram revistas na reunião. Os representantes dos países também aproveitaram a oportunidade para destacar o apoio técnico que necessitarão dos doadores e parceiros para implementar a sua estratégia de luta contra o paludismo.
Primeira-dama do Gana felicita Sysmex Corporation, Japão pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta de diagnóstico do paludismo
A Primeira-dama do Gana, Sua Excelência Sra. Rebecca Naa Okaikor Akufo-Addo felicitou os esforços de Sysmex Corporation do Japão pelos seus esforços no desenvolvimento de novos equipamentos hospitalares e laboratoriais para o diagnóstico e tratamento do paludismo e outras doenças complicadas. Destacou especificamente a nova ferramenta de diagnóstico, Sysmex XN-30 Analyzer pela sua detecção e quantificação rápida, automática e precisa de glóbulos vermelhos infectados de parasitas. Destaca-se o uso da ferramenta de citometria de fluxo de fluorescência na enumeração objectiva de glóbulos vermelhos infectados com espécies de Plasomodium, o agente causador do paludismo. Sysmex XN-30 Analyzer é capaz de detectar glóbulos vermelhos infectados com Plasmodium sem interferência de outros índices anormais, melhorando assim a eficácia da monitorização da carga de parasita após o início do tratamento. A Primeira-dama apelou também à uma colaboração sustentada entre Sysmex Corporation, o governo do Gana bem como com outras Organização Não-Governamental e humanitárias no desenvolvimento de equipamentos médicos curativos e de diagnósticos modernos nas instalações de saúde em todo o país. Mencionou também a necessidade de tornar essas ferramentas acessíveis nas comunidades carenciadas.
Carregue aqui para mais informações…
Abordar a resistência do paludismo na Nigéria através da tecnologia Softgel
A nova tecnologia Softgel emergiu na abordagem da resistência e complicações associadas ao tratamento do paludismo. O Director Executivo de Geneith Pharmaceuticals, Emmanuel Umenwa, descreveu a tecnologia Softgel como uma combinação de Artemether e Lumefantrine indicada para o tratamento de paludismo agudo não complicado em crianças e adultos devido às estirpes de Plasmodium falciparum sensíveis e resistentes a vários medicamentos. Alguns dos medicamentos do paludismo softgel disponíveis na Nigéria incluem Coatal-Forte Softgel, um produto de Geneith Pharmaceuticals Company Limited, Amartem Forte softgel por Elbe Pharma. O Sr. Umenwa explicou ainda que softgel é apresentado numa variedade de cores, formas e tamanhos e é capaz de disfarçar odores e sabores desagradáveis frequentemente associados às medicações do paludismo, tornando-o fácil de ingerir. O softgel também possui propriedades de desintegração e absorção rápida e é capaz de dissolver rapidamente nos sucos gástricos do trato digestivo. O Sr. Umenwa observou também que o diagnóstico rápido e preciso do paludismo é essencial para a gestão eficaz das doenças.
Carregue aqui para mais informações…
Actualizações sobre o surto do paludismo em Burundi com mais de 7 milhões de pessoas afectadas em 2019
A Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou que há um surto de paludismo em curso em Burundi com mais de 7 milhões de pessoas afectadas pelo paludismo este ano, com quase 140 000 casos na semana passada. Entre Agosto e Outubro de 2019 mais de 1.500.858 novos casos incluindo 836 mortes foram registados. Do mesmo modo, só na semana que terminou a 20 de Outubro de 2019, foram comunicados 136.047 novos casos e 34 mortes. Isso representou um aumento significativo de 64.6% quando comparado com o número de casos e as mortes no mesmo período do ano passado. A região leste do país é a mais afectada com um total de 14 distritos sanitários nomeadamente Butezi, Cankuzo, Gashoho, Gihofi, Gitega, Kibuye, Kinyinya, Kirundo, Mukenke, Murore, Mutaho, Nyabikere, Ruyigi e Busoni a comunicarem uma prevalência de paludismo de mais de 90% entre os pacientes testados desde o início do surto. Há uma necessidade premente de mobilização de recursos adicionais para intensificar as estratégias de resposta actuais para abordar o surto. A aceitação comunitária das principais actividades de controlo vectorial tais como a distribuição de mosquiteiros, a pulverização interna de insecticida e a remoção de potenciais locais de reprodução pode provar-se útil no combate à propagação da doença.
Carregue aqui para mais informações…
Etiópia torna-se o 10º país Africano a juntar-se à campanha Zero Malaria Starts with Me (Zero Paludismo Começa Comigo)
A Etiópia juntou-se a outros nove países Africanos no movimento Zero Malaria Starts with Me e lançou a sua própria campanha para a eliminação do paludismo no país. A campanha foi lançada pelo Vice-primeiro Ministro da Etiópia em Adis Abeba. O lançamento teve boa participação com dignatários de alto nível, embaixadores, representantes da Comissão da União Africana, Iniciativa Presidencial contra o Paludismo (IPP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) entre outros. A campanha Zero Malaria Starts with Me é um movimento Pan-Africano e foi lançado em Julho de 2018 durante a 31ª Cimeira da União Africana. Após comunicações de aumento na incidência da doença pela primeira vez em mais de 10 anos, a campanha procurou reavivar os esforços de progresso contra o paludismo através do engajamento de líderes políticos a todos os níveis, mobilizando recursos e autonomizando as comunidades a responsabilizarem os seus líderes na luta contra o paludismo. De acordo com o Relatório Mundial do Paludismo 2018, a Etiópia já havia registado progressos na luta contra o paludismo como demonstrado pela redução em 58% das mortes relacionadas ao paludismo desde 2000. Lançar uma campanha do país é nitidamente um passo no caminho certo para sustentar e aumentar tais ganhos.
Carregue aqui para mais informações…