WAHO holds national consultative meetings for the establishment of national EMTs
A Nigéria tem sofrido continuamente uma série de doenças e surtos como Febre de Lassa, Meningite A e C, Cólera, Influenza, Febre-amarela, Ébola e outros. A Nigéria experienciou também catástrofes naturais e provocadas pelo homem. Tudo isso provocou uma necessidade urgente de reforçarmos os nossos sistemas de saúde, bem como nossas capacidades de vigilância, preparação e resposta. As lições aprendidas em operações nacionais recentes, em particular durante o surto de Ébola, também levaram ao aumento da consciencialização sobre a necessidade de mecanismos de coordenação flexíveis e eficazes da Equipa de Emergência Médica (EEM) no país.
É neste contexto que a OOAS, em colaboração com a OMS (Escritório Nacional, Escritório Regional na Região Africana e Sede), decidiu reforçar a gestão de casos durante a resposta às urgências sanitárias através da criação de uma EEM. Basicamente, as EEM são grupos de profissionais de saúde e pessoal de apoio que prestam cuidados clínicos directos às populações afectadas por desastres ou surtos e emergências, como capacidade de apoio para o sistema de saúde local.
Após um ateliê regional de consciencialização sobre a criação do EEM realizado em Grand-Bassam (Côte d’Ivoire) em Junho de 2018, actualmente a OOAS está a apoiar reuniões consultivas nacionais para a criação das EEM nacionais, bem como os seus mecanismos de coordenação nos Estados membros da CEDEAO. Os objectivos da reunião são: i) Discutir os conceitos de EEM e sua relevância na resposta a epidemias e outras urgências sanitárias, ii) Identificar potenciais EEM e recursos humanos e materiais necessários (número e perfil), iii) Desenvolver um roteiro abrangente com marcos nos próximos meses para estabelecer a EEM da Nigéria. Os participantes deste evento estratégico incluem oficiais relevantes do CDC da Nigéria, representantes de todos os Ministérios Estaduais da Saúde da Nigéria, Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA), Exército da Nigéria, Serviço de Imigração da Nigéria, Corpo de Segurança e Defesa Civil da Nigéria e a Agência Nacional de Desenvolvimento da Saúde Pública. (NPHDA).
A OOAS deseja que este ateliê de 3 dias seja uma oportunidade para acordar um plano de acção multissectorial. A OOAS gostaria de felicitar Sua Excelência Professor Isaac Adewole - Ministro Federal da Saúde e Dr. Chikwe IHEKWEAZU, Director Executivo de NCDC pela sua liderança proactiva e seu engajamento na criação da EEM na Nigéria. A OOAS também agradece especialmente ao AFENET, GIZ, Public Health England (Saúde Pública Inglaterra) e todos os outros parceiros que apoiam a resposta às urgências sanitárias na Nigéria.