A Organização Oeste-Africana da Saúde (OOAS) organizou, no dia 28 de janeiro de 2026, em Cotonou, a 5.ª Reunião do Comité de Pilotagem do Projeto de Reforço da Vigilância Epidemiológica e dos Sistemas Laboratoriais na África Ocidental (PROALAB), reunindo altos representantes dos Estados-Membros da CEDEAO, diretores de laboratórios nacionais, parceiros técnicos e doadores.
Na sessão de abertura, a Senhora Stéphanie Kursten Camara, Diretora da KfW no Benim, destacou a solidez da parceria com a OOAS e sublinhou a importância estratégica dos sistemas laboratoriais para o reforço da segurança sanitária. Felicitou os Estados-Membros pelo seu compromisso na implementação das atividades do PROALAB e realçou o papel fundamental do Comité de Pilotagem na orientação do impacto e da sustentabilidade do projeto.
Durante a reunião, os participantes analisaram e validaram o relatório do Comité Técnico, avaliaram a implementação das recomendações da reunião anterior do Comité de Pilotagem e acordaram novas orientações estratégicas com vista a acelerar a execução do projeto e a maximizar os benefícios para os países beneficiários.
No encerramento dos trabalhos, o Dr. Melchior Athanase J. C. AÏSSI, Diretor-Geral da OOAS, prestou homenagem aos profissionais de laboratório pelo seu papel na linha da frente da proteção da saúde pública. Reconhecendo os progressos alcançados no âmbito do PROALAB, salientou a necessidade de reforçar a colaboração e garantir investimentos sustentados, reafirmando o compromisso da OOAS em apoiar os Estados-Membros na implementação das recomendações acordadas.
Antes da reunião do Comité de Pilotagem, realizou-se, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026, uma reunião do Comité Técnico sob a liderança do Dr. Olivier Manigart, Team Lead do Projeto GFA/PROALAB. Os membros analisaram a implementação do projeto, incluindo o Plano de Trabalho Anual Orçamentado, as aquisições regionais, o reforço das capacidades laboratoriais, os sistemas de gestão da qualidade, a acreditação, os sistemas de informação laboratorial e o transporte de amostras. Foram igualmente formuladas recomendações para apoiar a tomada de decisões ao nível do Comité de Pilotagem.
Financiado pelo Governo Alemão, através do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), e implementado pela OOAS, o PROALAB visa reforçar de forma sustentável a vigilância epidemiológica e os sistemas laboratoriais a nível nacional e regional, com vista a melhorar a preparação, a deteção precoce e a resposta às epidemias na África Ocidental.
