O Centro Regional de Vigilância e Controlo das Doenças da CEDEAO está operacional

Date: 2018-02-23 08:39:43 ID: 1803

Abuja, 21 de Fevereiro de 2018 - O Ministro de Estado da Saúde da República Federal da Nigéria, Dr. Osagie Ehanire e o Ministro da Saúde da República Togolesa, que é o actual Presidente da Assembleia dos Ministros da Saúde da CEDEAO, o Professor Mustapha Mijiyawa juntaram-se ao Director-Geral Adjunto da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), Dr. Laurent Assogba e o Presidente Executivo do Centro de Controlo de Doenças da Nigéria (NCDC), Dr. Chikwe Ihekweazu para inaugurar o Centro Regional de Vigilância e Controlo das Doenças da CEDEAO (CRVCD-CEDEAO) com sede em Abuja.

A inauguração que foi testemunhada por vários parceiros, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), USAID/África Ocidental, GIZ, ONUSIDA, UNICEF, pessoal da OOAS e NCDC foi também oportunidade de introduzir o primeiro lote de funcionários no escritório e para alavancar as operações da CRVCD-CEDEAO.

Na sua alocução de abertura, o Ministro de Estado da Saúde da República Federal da Nigéria, Dr. Osagie Ehanire observou a importância de ter um centro regional para o controlo da doença na sub-região. “É, portanto, importante para a sub-região Oeste Africana ter uma plataforma para coordenação de respostas da saúde pública.”
Ele elogiou a OOAS especialmente o Director Geral, Dr. Xavier Crespin por seu papel no sentido de garantir que o centro se torne uma realidade.

O Ilustre Ministro, antes de terminar o seu discurso, reiterou o compromisso de seu Ministério para trabalhar com a OOAS, os governos dos Estados Membro da CEDEAO e todos os parceiros técnicos e financeiros, para o avanço da agenda SAÚDE ÚNICA.

Anteriores a isso, três discursos foram proferidos; estes eram o discurso de boas-vindas pelo Director-Geral Adjunto da OOAS, o Discurso do Ilustre Ministro da Saúde da República Togolesa e actual Presidente da Assembleia dos Ministros da Saúde da CEDEAO e uma mensagem de boa vontade dos parceiros representantes da OOAS.
O Dr. Laurent Assogba, Director-Geral Adjunto da OOAS afirmou que “a abertura deste Centro Regional é um testemunho de nossos esforços colectivos na CEDEAO para evitar epidemias que causaram estragos na sub-região”.
O Professor Mustapha Mijiyawa, o Ilustre Ministro da Saúde da República Togolesa, de sua parte salientou a necessidade “de ser pró-activo na obtenção de soluções a longo prazo através da colaboração e partilha de informação”. Isto, disse ele é “garantir uma sub-região unificada sem perder de vista a nossa responsabilidade, conforme exigido no Regulamento Sanitário Internacional de 2005”.

A Organização Mundial da Saúde pediu “um esforço coordenado para mitigar os efeitos adversos das epidemias na sub-região”, pois mais de 70% das doenças afectadas pela sub-região é de origem infecciosa.

O Ministro de Estado da Saúde da República Federal da Nigéria e o Ministro da Saúde da República Togolesa a seguir cortaram a fita e inspeccionaram os escritórios do CRVCD-CEDEAO onde interagiram com os novos membros de pessoal.

 

ecowas1.png

 Breve Histórico

A 47ª Sessão da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada em 19 de Maio de 2015 em Acra, Gana, aprovou a criação do Centro Regional para Vigilância e Controlo das Doenças da CEDEAO (CRVCD-CEDEAO) com sede na Nigéria. Esta decisão se enquadra no âmbito da iniciativa da União Africana de estabelecer um Centro de Controlo e Prevenção de Doenças na África e para ter filiais regionais com base nas Comunidades Económicas Regionais (CER) da União Africana.

O CRVCD-CEDEAO é definido como uma Agência Especializada da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), sob a autoridade da OOAS. A sua principal missão será a de identificar, avaliar e comunicar ameaças actuais e emergentes à saúde humana, colocadas por doenças e preparar respostas adequadas.

O principal objectivo do CRVCD-CEDEAO é fortalecer os sistemas de saúde dos Estados Membros e aumentar a capacidade da região de prevenção, diagnóstico e controlo de epidemias.

Organização de Saúde da África Ocidental
01 BP 153 Bobo-Dioulasso 01 / Burkina Faso
(226) 20 97 01 00 / (226) 20 97 57 75
(226) 20 97 57 72