Lançamento do Projecto Regional “APOIO AO CENTRO REGIONAL DE VIGILÂNCIA E CONTROLO DAS DOENÇAS DA CEDEAO”
O Director Geral da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), Professor Stanley Okolo, lançou em Bobo-Dioulasso, Burkina Faso (Hotel Sissiman), UM NOVO projecto denominado “Apoio ao Centro Regional de Vigilância e Controlo das Doenças da CEDEAO”.
No seu discurso principal, o Professor Okolo sublinhou que “o ano de 2019 seria um ano de oportunidade, uma oportunidade para assegurar à Comunidade da CEDEAO que tudo será feito para cumprir a missão que os Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO atribuíram à OOAS, especialmente através do Centro Regional de Vigilância e Controlo das Doenças da CEDEAO (CRVCD).
O novo projecto de três anos, financiado pela União Europeia e a implementar pela Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), integra o Programa Regional de Apoio à Prevenção da Pandemias no Espaço CEDEAO (RPPP). Visa reforçar o Centro Regional e as Instituições Nacionais De Coordenação (INC) para o funcionamento da preparação e resposta específica de cada país, incluindo a abordagem “Saúde Única” e a pesquisa operacional.
Quatro países serão especialmente visados no projecto: Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa e Togo. A sua implementação será feita através das quatro abordagens existentes do programa RPPP. Estes são:
1) Melhorar a comunicação sobre os riscos sanitários de uma forma sensível ao género e sobre a abordagem SAÚDE ÚNICA;
2) Comunicação e coordenação interinstitucional entre a Comissão da CEDEAO, as agências especializadas regionais, as instituições nacionais de coordenação e os parceiros;
Reforço dos recursos humanos em áreas de prevenção e gestão de epidemias;
Reforço do uso do Sistema de Vigilância, Gestão e Análise da Resposta ao Surto (SORMAS).
O projecto também operará no Gana e na Nigéria, principalmente na utilização da ferramenta SORMAS em colaboração com uma instituição de pesquisa na Alemanha.
O DG da OOAS aproveitou a ocasião do lançamento para reiterar o seu apelo a todos os parceiros que apoiam a preparação e a resposta às epidemias para alinharem as suas actividades com as previstas pela OOAS para uma melhor sinergia.
O convidado de honra foi o Governador da Região de Hauts-Bassins. No seu discurso, o Governador, Sr. Antoine ATIOU agradeceu à OOAS e seus parceiros pelos seus esforços na luta contra as epidemias e prometeu o apoio de Burkina Faso na implementação do projecto.
É de salientar aqui que o lançamento do projecto “Apoio ao Centro Regional de Vigilância e Controlo das Doenças da CEDEAO” foi feito à margem do Fórum dos Parceiros que reuniu parceiros como: Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, OMS-AFRO, US-CDC, AFENET, CCISD, Fundação Mérieux, UEMOA, ONG CORDS, FAO e União Europeia. Também estiveram presentes KFW, Agência da Medicina Preventiva (AMP) e membros do pessoal da OOAS e do CRVCD.