2 de Março de 2018 | BOBO-DIOULASO- Hoje, o Professor Stanley Okolo toma posse como Director Geral da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), sucedendo o Dr. Xavier Crespin e seu Vice, Dr. Laurent Assogba, ambos ocupando os respectivos cargos desde 3 de Fevereiro de 2014.
Stanley Okolo possui diploma de pós-graduação em Obstetrícia e Ginecologia do Reino Unido, com um PhD em Endocrinologia da University College London (UCL). Ele é ainda, professor na City University e na Universidade de Middlesex, também em Londres, ao mesmo tempo que é membro da Faculdade de Cirurgiões da África Ocidental [West African College of Surgeons (WACS)] e do Royal College of Obstetricians & Gynaecologists (RCOG) no Reino Unido.
O Professor Okolo tem mais de 35 anos de experiência na prática e treino médico na Nigéria, Reino Unido e Canadá. Ele tem inúmeras publicações científicas em seu nome. Ele conduziu exames para o Royal College of Obstetricians & Gynaecologists no Reino Unido, África e Médio Oriente, e tem sido convidado para falar em reuniões e seminários científicos na África, Europa, Ásia e Caribe.
Stanley Okolo é um líder experiente. Ele foi Sub-Reitor de licenciatura clínica da UCL durante 5 anos, e o primeiro Director Médico Executivo negro de um Hospital Universitário de Londres (North Middlesex University Hospital Trust). Sob a sua liderança clínica executiva, ele ajudou a transformar o Trust numa organização melhorada, a aumentar o volume anual de negócios para acima de £100 milhões, e a executar a reconstrução moderna do hospital avaliada em £ 200 milhões.
Ele desempenhou grandes papéis de liderança em parcerias académicas regionais na área da saúde, tais como a Colaboração para a Liderança em Pesquisa de Saúde Aplicada da North Thames [North Thames' Collaboration for Leadership in Applied Health Research (CLAHRC)]. Ele estabeleceu ainda, um projecto aclamado e inovador de parceria de saúde pública - "Saúde em Movimento" - que foi finalista nos Prémios Nacionais 2014 da UK’s Hospital Services Journal (HSJ).
Antes de sua nomeação como Director-Geral da OOAS, o Prof. Okolo foi , de Setembro de 1995 a Fevereiro de 2018, Professor e Consultor Ginecologista do Hospital Universitário de North Middlesex NHS Trust, em Londres, Reino Unido.
Entre 2015 e 2017, ele actuou em vários conselhos, grupos de trabalho e comités na Europa e na África e as suas competências de liderança têm sido reconhecidas com prêmios nacionais e internacionais por diversas organizações, como o Instituto de Directores da Nigéria, o Comité Consultivo de Excelência Clínica do Reino Unido, o HSJ Black & Minority Ethnic Leadership Award, e o prémio Centenário pela Comunidade Nigeriana no Reino Unido.
Professor Okolo é apaixonado pela melhoria dos serviços de saúde por meio de colaborações globais voltadas para o desenvolvimento de sistemas de saúde eficientes, e a melhoria das competências dos profissionais de saúde com um foco incansável na qualidade clínica. Ele acredita que, para melhorar a saúde da população, a prestação de cuidados de saúde nos países em desenvolvimento, deve abordar as questões mais vastas da saúde e bem-estar, bem como doenças e enfermidades.
Professor Okolo é Nigeriano e é casado com filhos.
Sobre a Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS): A OOAS é a instituição especializada da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), responsável por questões de saúde. A sua missão é de A sua missão é de “Oferecer o nível mais elevado possível em termos de prestação de cuidados de saúde às populações da sub-região com base na harmonização de políticas dos Estados membro, na partilha de recursos e na cooperação entre os Estados membros e países terceiros com vista a encontrar colectiva e estrategicamente soluções aos problemas de saúde da sub-região”.
Para mais informações sobre a OOAS, visitehttp://www.wahooas.org https://twitter.com/OoasWaho/https://www.facebook.com/ooaswaho Contato: Escritório: +226 20975775 | Celular: +226 77660090 | Email: hkaffils@prj.wahooas.org