OOAS Elogia Resposta Robusta do Governo Nigeriano ao Surto de Mpox

OOAS

A Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) expressa o seu profundo apreço ao Governo da República Federal da Nigéria pela sua resposta rápida e abrangente ao surto de Mpox em 2024. Após uma avaliação extensiva realizada por uma delegação da OOAS liderada pelo Dr. Buba Manjang, Conselheiro Especial do Diretor-Geral e Coordenador de Prevenção de Pandemias e One Health, é evidente que as medidas proativas da Nigéria foram fundamentais para conter o surto e mitigar seu impacto na saúde pública. A Nigéria tem experimentado uma reemergência do Mpox desde setembro de 2017, com casos relatados em vários estados. No final de 2024, houve 1.484 casos suspeitos e 124 casos confirmados em 28 estados e no Território da Capital Federal (FCT).

A avaliação da delegação destacou o compromisso do governo nigeriano e dos Parceiros com a vigilância de doenças, detecção oportuna de casos e intervenções robustas de saúde pública. Os esforços coordenados do Ministério Federal da Saúde, do Centro de Controle de Doenças da Nigéria (NCDC), da Agência Nacional de Desenvolvimento de Cuidados de Saúde Primários (NPHCDA), UNICEF, Centros Africanos de Controle de Doenças, Organização Mundial da Saúde e outras agências relevantes desempenharam um papel crítico em garantir a gestão eficaz do surto.

Aspectos-chave da resposta da Nigéria que receberam elogios incluem:

  • Mobilização Rápida de Equipas de Resposta: A mobilização imediata de epidemiologistas, pessoal médico e especialistas de laboratório para áreas afetadas.
  • Vigilância Reforçada de Saúde Pública: Fortalecimento dos sistemas de monitoramento de doenças para identificar e isolar casos rapidamente, evitando assim uma maior propagação.
  • Envolvimento Comunitário e Conscientização Pública: Lançamento de campanhas de sensibilização em todo o país para educar os cidadãos sobre medidas de prevenção e controle do Mpox.
  • Acesso a Vacinas e Tratamento: A Nigéria facilitou a distribuição de vacinas e suprimentos médicos para populações de alto risco e garantiu atendimento clínico imediato para os afetados. Até 23 de janeiro de 2025, um total de 7.959 pessoas haviam sido vacinadas, com 268 Eventos Adversos Pós-Imunização (EAPI) não graves e 1 EAPI grave relatados. Seis estados completaram a segunda dose da vacina Mpox, enquanto Enugu está em andamento. A mobilização para a segunda dose está em curso para estados com baixa vacinação de segunda dose. Um plano abrangente de gestão de cadeia de frio e logística está em vigor para gerenciar a sensibilidade à temperatura da vacina.
  • Colaboração Transfronteiriça: Parceria com países vizinhos e órgãos regionais de saúde para melhorar os esforços coordenados no controle e prevenção de doenças.

O Resumo da Semana Epidemiológica do Mpox na Nigéria para 2025, destaca dados de vigilância das semanas 1 a 3, mostrando um total de 121 casos suspeitos em 20 estados e no FCT, com 12 casos confirmados de Mpox e 46 casos de VZV (Vírus Varicela Zoster). Não houve mortes relatadas, e a taxa de letalidade (CFR) permanece em 0,0%. Na Semana Epidemiológica 3 (13-19 de janeiro de 2025) houve 42 casos suspeitos (16 estados), com 6 casos confirmados de Mpox (6 estados), 23 casos confirmados de VZV (11 estados) e 3 co-infecções (3 estados):

 
MPOX

A OOAS reconhece a dedicação e resiliência demonstradas pelo governo nigeriano e suas agências de saúde no enfrentamento deste desafio de saúde pública. A organização também elogia os incansáveis esforços dos profissionais de saúde da linha de frente que estiveram à frente da resposta, frequentemente em condições desafiadoras. No entanto, há necessidade de fortalecer a coordenação entre as agências de saúde e melhorar a colaboração multissetorial para a preparação e resposta a surtos. Além disso, a equipe de avaliação também destacou a necessidade de ampliar a rede de Laboratórios de Saúde Pública para melhorar as capacidades de detecção. Por fim, há necessidade de mais financiamento para apoiar a pesquisa sobre Mpox.

A OOAS mantém-se comprometida em apoiar a Nigéria e outros estados membros da CEDEAO no fortalecimento de seus sistemas de saúde pública para combater doenças infecciosas de forma eficaz. Como parte dos esforços em curso, a OOAS continuará a trabalhar com o governo nigeriano e outras partes interessadas regionais para reforçar a segurança sanitária, melhorar a preparação para doenças e construir infraestrutura de saúde sustentável para futuras emergências sanitárias.

A OOAS fortaleceu a Rede Regional de Laboratórios através do treinamento de especialistas em todos os 15 Estados Membros da CEDEAO, fornecendo recursos e equipamentos. Melhorou a Capacidade nos Pontos de Entrada para protocolos aprimorados de detecção e controle. A OOAS também forneceu $1,5M alocados para apoiar planos nacionais de resposta ao Mpox.

O Diretor-Geral da OOAS, Dr. Melchior Athanase Joël C. AÏSSI, enviou uma missão à Nigéria para avaliar o nível de intervenção em resposta ao Mpox. Esta equipa foi composta por três (3) especialistas técnicos e consultores liderados pelo Dr. Buba Manjang, Conselheiro Especial do DG e Coordenador de Prevenção de Pandemias e One Health.

 
 
 

Organização de Saúde da África Ocidental
01 BP 153 Bobo-Dioulasso 01 / Burkina Faso
(226) 20 97 01 00 / (226) 20 97 57 75
(226) 20 97 57 72