Date: 2018-03-12 13:18:04 ID: 1819
PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA
Lagos, Nigéria, 12 de Março de 2018- A Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), no âmbito de seus esforços para contribuir para o reforço das capacidades dos Estados Membros da CEDEAO na área de preparação e resposta às epidemias, está a apoiar a criação de mecanismos nacionais de gestão de emergência para as emergências de saúde pública.
A fim de testar estes mecanismos e procedimentos de gestão de grandes eventos de saúde pública na região da CEDEAO, a OOAS está a organizar um Exercício de Simulação de Febre-Amarela (SIMEX), em Lagos, em colaboração com o Centro de Controlo de Doenças da Nigéria [Nigeria Centre for Disease Control (NCDC)].
O objectivo do SIMEX é de fornecer a várias instituições parceiras, um quadro nacional e regional de coordenação para uma resposta multi-sectorial para uma emergência de saúde pública.
Este exercício vai concentrar-se numa simulação real e de grande escala, de uma epidemia de febre-amarela. Além de verificar a viabilidade e compatibilidade dos mecanismos existentes na sua implementação, este SIMEX não só irá aumentar a consciência entre os gestores de controlo de epidemia, mas também reforçar a sua capacidade de forma a responder eficaz e oportunamente, a quaisquer epidemias de febre-amarela.
O foco sobre a febre-amarela aumentou devido ao ressurgimento da febre-amarela na Nigéria após muitos anos. Desde Setembro de 2017, a Nigéria tem vindo a enfrentar surtos de febre-amarela que ameaçam cada vez mais, as áreas urbanas. Pelo menos 358 casos suspeitos foram registados em 16 estados onde a doença já levou a 45 mortes.
As autoridades da Nigéria já tomaram a iniciativa de encontrar uma solução duradoura para o problema. Assim, está programada a vacinação de 25 milhões de pessoas, através de uma campanha já iniciada em três estados: Zamfara no Nordeste, Kogi no Centro e Kwara no Ocidente; e os trabalhadores de saúde já foram mobilizados em todo o país. O país está também a fortalecer a sua cobertura de vacinação de rotina.
A OOAS conforme o seu mandato, continua empenhada em apoiar a Nigéria, e o SIMEX sendo organizado em conjunto com o CDC da Nigéria com o apoio financeiro do projecto REDISSE do Banco Mundial, sendo um dos projectos de apoio aos Estados-Membros.
Os resultados esperados do SIMEX incluem:
- Melhoria do conhecimento dos actores e intervenientes, relativamente aos factores de risco para um possível surto de casos de febre-amarela na Nigéria e na região da CEDEAO;
- Teste do reforço de preparação e medidas de resposta do estado de Lagos (Nigéria) para um possível surto de casos de febre-amarela;
- Reforçado o espírito de equipa e cooperação multi-sectorial a nível dos membros da Equipa Regional de Resposta Rápida da CEDEAO [Regional Rapid Response Team (ERRRT)] e dos gestores de controlo de epidemias.
As principais conclusões e lições aprendidas durante o SIMEX serão documentadas, partilhadas e disseminadas em toda a Nigéria, a região da CEDEAO e aos intervenientes relevantes.
"Sobre a Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS): A OOAS é a instituição especializada da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), responsável por questões de saúde. A sua missão é de “Oferecer o nível mais elevado possível em termos de prestação de cuidados de saúde às populações da sub-região com base na harmonização de políticas dos Estados membro, na partilha de recursos e na cooperação entre os Estados membros e países terceiros com vista a encontrar colectiva e estrategicamente soluções aos problemas de saúde da sub-região”.