O 3º Fórum da CEDEAO sobre as Melhores Práticas da Saúde foi aberta oficialmente hoje em Acra

Acra, Gana | 23 de Outubro de 2018 – O 3º Fórum da CEDEAO sobre as Melhores Práticas da Saúde foi aberta oficialmente hoje em Acra.

O Fórum está a ser organizado pela Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), a Instituição especializada da saúde da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O Ministro da Saúde do Gana, Sua Excelência Kwaku Agyeman-Manu presidiu a cerimónia de abertura com a participação de dois adjuntos, o Director Principal do Ministério da Saúde, a Directora Interina da Missão da USAID África Ocidental, o Director Nacional da OMS Gana em representação do Director Regional da OMS-AFRO e o Director Geral da OOAS.

KBY_2897.jpg

O Ministro da Saúde, Sua Excelência Kwaku Agyeman-Manu sublinhou a necessidade de colaborações multissectoriais na prestação de serviços de saúde de qualidade em conformidade com as melhores práticas na Região da África Ocidental.

Explicou também que a colaboração multissectorial na prestação de serviços de saúde não é uma nova abordagem porque tem estado em prática como parte das suas políticas, estratégias e actividades sectoriais ou como parte das suas interacções com outros actores no desenvolvimento nacional e relações internacionais.

O Ministro da Saúde, Sua Excelência Kwaku Agyeman-Manu fez estes comentários na cerimónia de abertura do 3º Fórum da CEDEAO sobre as Melhores Práticas da Saúde em Acra, sob o tema: “Promover a multissectorialidade para realizar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável ligados à Saúde Materna, Neonatal, Infantil, do Adolescente e do Jovem (SMNIAJ) ” que ele considerou adequado tendo em conta as realidades actuais.

Observou que a boa saúde não é apenas uma questão de bem-estar humano, mas um objectivo fundamental do desenvolvimento socioeconómico e como tal, nenhum ministério, departamento ou agência pode garantir sozinho a saúde de uma nação. Assim, apelou a esforços concertados dos sectores públicos e privados, sociedade civil, órgãos religiosos e todos os segmentos da sociedade para garantir a boa saúde de uma nação.

O Ministro disse “A melhoria na saúde materna, neonatal, infantil e do adolescente é uma preocupação global” acrescentou que o Gana enquanto país identificou e classificou essas questões como principais prioridades para o sector da saúde porque afectam o cerne da população, que fundamentalmente forma a mão-de-obra da nação. Assim, ao longo dos anos, o governo desenvolveu e implementou muitas intervenções sanitárias concebidas para optimizar a saúde da sua população.

KBY_2887.jpg

O Director Geral da OOAS, Prof. Stanley OKOLO expressou preocupação sobre o facto de que apesar das intervenções, as taxas da mortalidade materna e infantil em África Ocidental continuam as mais elevadas no mundo.

Disse que é neste contexto que em 2014, a 15ª Sessão Ordinária da Assembleia dos Ministros da Saúde da CEDEAO adoptou a resolução sobre a criação do fórum para facilitar a documentação, divulgação e intensificação de práticas eficazes e comprovadas em saúde com especial ênfase sobre os vulneráveis.

“O estabelecimento de uma plataforma regional para discutir e partilhar as melhores práticas no sector da saúde é uma forma efectiva de garantir que as intervenções nos países da sub-região produzem resultados de saúde positivos num passo acelerado”, observou.

“ A OOAS reuniu assim alguns dos melhores peritos da saúde em planeamento familiar, saúde sexual e reprodutiva dos países da CEDEAO bem como as partes interessadas relevantes e os seus principais parceiros técnicos e financeiros para deliberar e partilhar experiências de algumas melhores práticas interessantes baseadas no tema” disse.

Expressou a esperança de que o fórum proporcionará uma plataforma de conhecimento e partilha de experiência.

O Fórum das Melhores Práticas da CEDEAO é financiado essencialmente por USAID África Ocidental.

A Directora Interina da Missão da USAID África Ocidental, Carell Laurent, observou que a finalidade da OOAS organizar o terceiro Fórum da CEDEAO sobre as Boas Práticas na Saúde era “capacitar, reforçar a capacidade e ajudar-nos no caminho para a intensificação de práticas de saúde baseadas em evidências e eficazes”.

Por isso, ela desafiou os participantes a lembrarem-se da declaração feita e das resoluções adoptadas desde o primeiro fórum em 2015 e a responsabilizarem-se pelo cumprimento desses compromissos.

Terminou a sua alocução com um apelo para uma abordagem multissectorial na missão de intensificar as melhores práticas nos países através de parcerias com ministérios da saúde, outros doadores, as organizações da sociedade civil e o sector privado.

O Fórum da CEDEAO sobre as Melhores Práticas da Saúde é um evento anual dos Estados membros da CEDEAO e é organizado pela Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), que é a instituição especializada da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) responsável por questões sanitárias.

O objectivo da plataforma regional é catalisar o processo de identificação, intensificação e documentação das Melhores Práticas que têm grande impacto sobre a saúde de modo a acelerar a implementação eficaz e eficiente de programas prioritários nos Estados membros da CEDEAO.

Os objectivos do 3º Fórum da CEDEAO sobre as Melhores Práticas da Saúde em Acra são de promover a cultura de desenvolvimento de estratégia, política e programa baseado em evidência, facilitar a partilha de experiência sobre as Melhores Práticas da saúde entre os Estados membros em termos de identificação, mobilização de recursos, intensificação e documentação de tais práticas e mobilizar e alinhar todas as partes interessadas principais (Estados membros e parceiros técnicos e financeiros) sobre as prioridades regionais e nacionais com base nas Melhores Práticas com grande impacto sobre a saúde.

Outros objectivos do Fórum são: (1) identificar as Melhores Práticas da saúde e formular recomendações específicas e resoluções a submeter à Assembleia dos Ministros da Saúde para adopção e implementação nos Estados membros; (2) avaliar e documentar o progresso feito pelos Estados membros na identificação, replicação e intensificação das Melhores Práticas da saúde no espaço CEDEAO.

O evento de três dias reúne oficiais do governo, funcionários da saúde, parceiros de desenvolvimento, pesquisadores e gestores de instituições de formação e da pesquisa.

 

 

Organização de Saúde da África Ocidental
01 BP 153 Bobo-Dioulasso 01 / Burkina Faso
(226) 20 97 01 00 / (226) 20 97 57 75
(226) 20 97 57 72