1.      VN 91 PROFISSIONAL DA FARMÁCIA E SAÚDE ALIADA icone pdf

QUALIFICAÇÕES

O mínimo de uma licenciatura em Medicina, Farmácia ou Enfermagem ou Ciências Médicas ou quaisquer Ciências de Saúde Aliada de uma universidade reconhecida. O candidato deve ter pelo menos 5 anos de experiência progressiva em posição de responsabilidade na implementação de programas de serviços de saúde. Uma compreensão das questões relativas aos recursos humanos para a saúde na região da CEDEAO, um conhecimento das normas de garantia de qualidade e uma capacidade de gerir relações com organizações parceiras, Ministérios da Saúde e outros órgãos de regulação relevantes são todos requisitos essenciais.

 

DEVERES

Sob a supervisão do Profissional Principal do Desenvolvimento dos Recursos Humanos da Saúde, o titular deve actualizar os módulos dos cursos, bem como liderar o desenvolvimento e normalização da formação (básica e pós-básica) na região. Deve advogar pelo desenvolvimento das Profissões de Farmácia e da Saúde Aliada e colaborar com instituições e órgãos de formação como o Colégio de Pós-graduação de Farmacêuticos da África Ocidental (WAPCP) para promover formação de grande qualidade para Farmacêuticos e profissionais da Saúde Aliada na região.

 

2.      VN 92 PROFISSIONAL DA MEDICINA TRADICIONAL  icone pdf

QUALIFICAÇÕES

O mínimo de uma licenciatura em Medicina ou Farmácia ou Enfermagem ou Ciências Médicas ou quaisquer Ciências de Saúde Aliada de uma universidade reconhecida. O candidato deve ter pelo menos 5 de experiência na implementação de programas de saúde, bom conhecimento das normas de garantia de qualidade na região da CEDEAO e a capacidade de gerir relações com organizações parceiras, Ministérios da Saúde e outros órgãos de regulação relevantes para fomentar a cooperação.

 

DEVERES

Sob a supervisão do Profissional Principal do Programa de Prestação de Serviços de Saúde, o titular dirigirá e coordenará eficazmente o programa de Medicina Tradicional na OOAS e apoiará os Estados membros da CEDEAO a integrá-lo nos seus sistemas de saúde. O titular terá de consolidar os progressos realizados e introduzir outras actividades inovadoras, especialmente nas áreas de harmonização das políticas nacionais e quadros regulamentares, desenvolvimento de ferramentas de formação para os praticantes da Medicina Tradicional e outros profissionais de saúde, promoção do diálogo entre os praticantes da Medicina Tradicional e da Medicina Convencional, promoção de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos à base de plantas, conservação de plantas medicinais e protecção de conhecimento indígena.

 

3.      VN 93 PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA icone pdf

QUALIFICAÇÕES

O mínimo de uma licenciatura em Medicina, Farmácia ou Enfermagem ou Ciências Médicas ou quaisquer Ciências de Saúde Aliada de uma universidade reconhecida. O candidato deve ter pelo menos 5 anos de experiência progressiva em posição de responsabilidade na implementação de programas de serviços de saúde. Uma compreensão das questões relativas aos recursos humanos para a saúde na região da CEDEAO, um conhecimento das normas de garantia de qualidade e uma capacidade de gerir relações com organizações parceiras, Ministérios da Saúde e outros órgãos de regulação relevantes são todos requisitos essenciais.

 

DEVERES

Sob a supervisão do Profissional Principal de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Saúde, o titular deve organizar ateliês, seminários e participar na actualização de módulos de cursos, empenhar-se nos processos de certificação para Enfermeiros a nível básico e pós-básico e assistir no desenvolvimento de currículo de formação em Enfermagem e Obstetrícia na região.

Deve produzir uma revista mensal sobre actividades de Enfermagem na região e trabalhar em estreita colaboração com o Colégio Oeste Africano de Enfermagem (West African College of Nursing – WACN) para promover formação de grande qualidade para Enfermeiros e Obstetras.

 

4. VN 94 PROFISSIONAL DE NORMAS E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE icone pdf

QUALIFICAÇÕES

O mínimo de uma licenciatura em Medicina ou Farmácia ou Enfermagem ou Ciências Médicas ou quaisquer Ciências de Saúde Aliada de uma universidade reconhecida. O candidato deve ter pelo menos 5 anos de experiência progressiva na implementação de programas de saúde, bom conhecimento das estratégias de Doenças Não Transmissíveis e compreensão das normas de garantia de qualidade na região da CEDEAO. Deve ter a capacidade de gerir relações com organizações parceiras, Ministérios da Saúde e outros órgãos de regulação.

 

DEVERES

Sob a supervisão do Responsável Principal do Programa de Prestação de Serviços de Saúde, o titular será responsável por desenvolver programas regionais de garantia da qualidade das instalações de saúde e promover a segurança dos pacientes e os programas de gestão de riscos. Deve dirigir os esforços de todas as iniciativas de melhoria do desempenho para assegurar o cumprimento de todas as normas regulamentares. O papel envolve trabalhar colaborativa e independentemente com Responsáveis de Programa para garantir o estabelecimento de normas de qualidade dos serviços de saúde e de quadros de risco clínico.

 

5.      VN 95 PROFISSIONAL DE PESQUISA –Indústrias e Sector Terciário icone pdf

6.      VN 96 PROFISSIONAL DE PESQUISA – Instituições Académicas icone pdf

QUALIFICAÇÕES (para VN 95 e VN 96)

O mínimo de uma licenciatura em Medicina, Farmácia ou Enfermagem ou Ciências Médicas ou quaisquer Ciências de Saúde Aliada de uma universidade reconhecida. Os candidatos devem possuir pelo menos 5 anos de experiência progressiva em posição de responsabilidade na gestão e implementação de programas de saúde pública ou pesquisa em saúde pública. Os candidatos devem demonstrar compreensão das necessidades e problemas de saúde nos Estados Membros da CEDEAO e conhecimento da epidemiologia de doenças infecciosas recorrentes e outras ameaças à segurança sanitária regional.

 

DEVERES (para VN 95 e VN 96)

Sob a supervisão do Profissional Principal, Pesquisa e Subvenções, cada titular será responsável pela ligação da OOAS com a “Indústria e Sector Terciário” (VN 95) ou com

“Instituições Académicas (VN 96) consoante o caso no que respeita os seguintes aspectos: (i) desenvolvimento e implementação de programas regionais de pesquisa nas áreas de interesse da OOAS, (ii) desenvolvimento e implementação do Reforço da Capacidade Regional de Pesquisa, e (iii) difusão, síntese e conversão dos resultados da pesquisa em políticas e práticas.

 

7.      VN 98 PROFISSIONAL DE AQUISIÇÕES icone pdf

QUALIFICAÇÕES

Licenciatura (ou equivalente) em Gestão de Empresas, Finanças ou área afim de uma universidade reconhecida. O candidato deve ter 5 anos de experiência relevante em todas as áreas de Administração, Gestão Financeira, Contabilidade e Gestão de Projecto que são relevantes para as funções de Aquisição. Deve demonstrar competência profissional e domínio na matéria e a capacidade para prestar aconselhamento técnico sobre uma vasta gama de áreas administrativas, financeiras e contabilísticas relacionadas às aquisições. O conhecimento dos Regulamentos Financeiros e do Código de Concursos Públicos da CEDEAO será uma vantagem.

 

DEVERES

Sob a supervisão do Profissional Principal da Administração e Recursos Humanos, o Responsável de Aquisições tem a responsabilidade de gerir as actividades de aquisição de rotina da organização desde a preparação dos pedidos de concursos, abertura de propostas, estabelecimento de ordens de compra e controlo da entrega de bens, obras e serviços.

 

8. VN 99 RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO GERAL icone pdf

QUALIFICAÇÕES

Licenciatura em ciências políticas, administração pública ou áreas afins de uma universidade reconhecida. O candidato deve ter 3 anos de experiência progressivamente responsável em Administração, Administração Pública ou uma área afim. O candidato deve ter a capacidade demonstrada na utilização de módulos básicos SAP/MM para realizar funções administrativas incluindo a introdução, extracção, interpretação de dados básicos, e familiaridade com políticas e procedimentos administrativos e financeiros relacionados com governo ou organizações internacionais. Deve ter compreensão dos Regulamentos e Procedimentos Financeiros, Administrativos e de Aquisição da CEDEAO.

 

DEVERES

Sob a supervisão do Responsável Administrativo, o Responsável da Administração Geral desempenhará um papel activo na organização global, gestão e prestação de serviços de apoio administrativo, assegurando o bom funcionamento das funções administrativas em curso na OOAS, incluindo a criação de um ambiente de trabalho propício, práticas de saúde e segurança, equipamento, bens, gestão das instalações, sistemas de armazenamento e recuperação de informação, etc.